terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Descobertas 12 tumbas pré-hispânicas em zona urbana de Cuzco

UOL / Agência EFE
(08/10/2009)

Lima, 7 out - Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional de Cultura (INC) descobriu 12 tumbas e 12 construções pré-hispânicas em um sítio arqueológico situado em uma zona urbana da cidade peruana de Cuzco, informou hoje a agência oficial Andina. O achado se realizou no sítio arqueológico Qata Ccasapata Llacta, que acolhia pessoas dedicadas ao serviço da elite no tempo dos Incas.

A arqueóloga Carmen Concha Olivera indicou a agência Andina que o achado também compreende um altar no interior de um dos recintos, que possivelmente servia de local de culto para os habitantes do povoado. Acrescentou que uma das 12 tumbas seria de uma importante personagem do lugar, que foi enterrado no interior de uma vasilha de grande tamanho, onde também se acharam dez objetos de metal, cerâmica e pedra. Ao redor desta urna funerária se encontraram três tumbas de crianças, que possivelmente foram sacrificadas, e outra de uma mulher, todo junto a um incensário feito de pedras.

Segundo Concha Olivera a maioria das tumbas foram achadas no interior dos recintos descobertos e outro grupo debaixo de pátios, escadas e caminhos. Sete das tumbas estão em perfeito estado, enquanto as outras foram afetadas por saqueadores de tesouros.

A arqueóloga explicou que a arquitetura é rústica com material reutilizado da cultura local Killke, anterior aos Incas. Também se encontrou grande quantidade de cerâmica em 300 bolsas, entre eles 30 objetos em bom estado de conservação e centenas de martelos, instrumentos de lavoura, facas e outras ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário