Livros


Pedro de Cieza de Leon
Cronica del Peru. O domínio dos Incas

Seleção, prólogo, notas, modernização do texto, cronologia e bibliografia: Franklin Pease GY
Temas: Crônica
Páginas: XXXV + 497
País: Peru

“A história dos incas de Cuzco – mitificada por tantos outros cronistas - atinge na obra de Pedro de Cieza de Leon uma reconhecida dimensão particular. Na segunda parte de sua Crônica, apresenta uma visão específica dos Incas de Cuzco, em que a história começa com o mito da organização no mundo. No sul dos Andes, Wiraqocha é identificado com uma divindade que saiu do Lago Titicaca; Ticiviracocha aparece como uma versão que poderia ser confundido com o apóstolo que teria vindo para a América na época de Cristo.“

Com essas palavras, Franklin Pease GY realiza sua crítica a uma das mais belas obras sobre a conquista dos Incas. A Crônica Del Peru, de Pedro Cieza de León é obra obrigatória para todos estudiosos de assuntos pré-colombianos, em especial, em terras peruanas. A leitura – como em toda crônica antiga – não é fácil, mas apresenta uma riqueza de detalhes e uma fidelidade pouco vista quando se trata de relatos. É surpreendente a curiosidade e a sensibilidade do soldado espanhol Cieza, ao observar tudo e todos à sua volta. Trágico o seu fim, adoentado e esquecido em algum lugar obscuro da Espanha do século XVI.

A obra pode ser encontrada em vários sebos ou livrarias internacionais, com preços os mais variados. Existem inúmeras edições. Mas como eu sou um cara legal, vou deixar vocês baixarem de graça (em formato PDF) no site Biblioteca Ayacucho Digital (www.bibliotecayacucho.gob.ve/fba/index.php?id=103)

....e podem falar lá na Biblioteca que fui eu que mandei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.