Venezuela declarará arquipélago de Los Testigos patrimônio cultural

Caracas,(Prensa Latina) O arquipélago de Los Testigos, integrado por um conjunto de ilhas ao norte da Venezuela, pode ser declarado lugar do patrimônio histórico-cultural e arqueológico, informaram fontes oficiais.

Especialistas dos ministérios para o ambiente, cultura e relações interiores lideram a proposta para preservar as ilhas como áreas sob regime de administração especial.

A 36,7 milhas náuticas do oriental estado de Sucre, as pequenas ilhas distinguem-se por suas ancestrais tradições pesqueiras, além de atesourar vestígios da presença de grupos ameríndios e seus movimentos migratórios para as Antilhas.

Rodeado de lendas e histórias de navegantes, nas proximidades do arquipélago jaz uma embarcação que data do período da conquista, a qual faz parte do valioso patrimônio subaquático local.

O diretor técnico de zonas costeiras, José Luís Díaz, explicou que nesse lugar se implementará um plano de ordenamento e gerenciamento destinado a conservar os tesouros que abriga, resenhou o portal digital do ministério para o ambiente.

Outro dos propósitos, acrescentou, é proteger a população de Los Testigos diante da ameaça de eventos extremos como os furacões, tsunamis, a erosão ou o aumento do nível do mar por efeito da mudança climática.

A localização do arquipélago converte-o em um marco fronteiriço marítimo com países como Granada e San Vicente e As Granadinas.

O plano integral de conservação, que prevê o desenvolvimento turístico, se encontra em fase final de formulação, revelou.

Fonte: www.prensa-latina.cu/ (22/07/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.