Professor de Arqueologia da UEPB lançará livro “Manual do Arqueólogo”

Na próxima segunda-feira (22), a partir das 14h, será lançado no Centro de Humanidades da UEPB, Campus de Guarabira, o livro “Manual do Arqueólogo”, de autoria do professor Juvandi de Sousa Santos - docente de Arqueologia da Instituição.

Conforme o autor, que com este livro contabiliza dezessete publicações, o “Manual do Arqueólogo” visa a suprir uma grande lacuna existente nos estudos arqueológicos, pré-históricos e históricos, principalmente na Paraíba. “O principal objetivo é fornecer informações básicas acerca da temática Arqueologia, no campo teórico-metodológico e, noutros segmentos, a exemplo das atividades de campo", especificou.

Ele apontou ser este último ponto, o mais importante no livro, pois difunde conhecimentos básicos de como os estudantes e leigos devem se comportar, quando de uma atividade arqueológica, um simples passeio a um sítio, ou o contato direto com o artefato, que representa a cultura material de um grupo.

Juvandi ressaltou que o Manual do Arqueólogo surge, assim, para facilitar a realização de alguns exercícios junto aos discentes. “Antes, havia uma certa dificuldade, pois era preciso apresentar uma miscelânea de textos, de vários autores, o que acabava mais por confundir que ajudar os educandos. Por isso, a necessidade de concentrar conhecimentos diversos sobre a Arqueologia e seus métodos, além de simplificar os estudos arqueológicos num dos Estados do Brasil que apresenta uma grande quantidade de sítios”, destacou.

Fonte: Brasil, pbagora.com.br/ (17/03/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle