Exposição revela 'heranças' dos primeiros habitantes da América em Jacareí

A história das civilizações incas, maias e astecas, que ocuparam a América antes da chegada dos europeus, contada através de um conjunto de 200 réplicas que retratam manuscritos, pessoas, animais, instrumentos musicais, utensílios e joias, acompanhadas de paineis com textos explicativos, ilustrações e fotos. Essa é a proposta da exposição Heranças da América Pré-Colombiana que pode ser vista a partir desta terça-feira (6), no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.

O objetivo dessa exposição é mostrar o que havia na América antes da chegada dos europeus. Por isso o título Heranças da América Pré-Colombiana, que nos faz pensar no que herdamos desses povos, o que eles deixaram para nós”, comenta O autor das obras que compõem a exposição é o artista plástico Eduardo Vilela, que também realizou a exposição de réplicas Egito Antigo.

Por meio das réplicas, painéis e manuscritos o público pode saber mais como os ancestrais se alimentavam e se divertiam, como eram sua organização política, arte e cultura.

O visitante inicia seu passeio pela exposição América Pré-Colombiana conhecendo materiais arqueológicos sobre a história dos povos indígenas brasileiros. A primeira parte da exposição apresenta a coleção de réplicas que constituem a história dos 'povos livres', formados por índios, como guaranis e xavantes, que habitaram a América do Sul, e são de autoria do professor e mestre em História Antiga, Moacir Elias Santos, e pertencem ao Museu de Arqueologia de Ponta Grossa.

Nas salas seguintes, o visitante pode conferir o acervo de réplicas que retratam os hábitos, a cultura e a organização política das três grandes sociedades que habitaram o continente americano - astecas, incas e maias.

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 11h às 17h, na rua XV de Novembro, 143, no centro de Jacareí. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (12) 3953-3574.

Fonte: Brasil, www.vnews.com.br/ (05/04/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.