Livros



Duas obras distintas sobre o mesmo assunto.
Duas opiniões contrárias sobre um dos grandes mistérios da América antiga!

En busca del mistério de Paititi conta as andanças e aventuras do pesquisador Fernando Aparicio Bueno pelas selvas do Peru em busca da lendária cidade perdida de Paititi. O livro se divide, basicamente, em três de suas expedições. Existe também uma interessante introdução sobre o Paititi na literatura.

Em minha segunda viagem ao Peru, tive a oportunidade de conhecer o autor pessoalmente, numa das livrarias da cidade de Cusco. Desta forma, meu exemplar vem com uma dedicatória para o ano de 1987...Minha impressão é a de uma pessoa dedicada - quase obcecada - pelo assunto, com o perfil necessário a quem precisa se aventurar em meio à floresta...tempestiva e determinada.

El Paititi no existe é uma resposta clara do historiador peruano Victor Angles Vargas às explorações de Fernando. Acadêmico renomado e autor de diversas obras, Victor constrói um livro sólido, baseado em pesquisas minuciosas. Entre os assuntos que trata, cito a fantasia no pensamento individual e coletivo e a etmologia da palavra Paititi.

Também conheci o Sr. Vargas. Pesquisador acadêmico de muito respeito. Não se deixa enganar por lendas e histórias populares. Não se aventura em florestas, mas sim, em meio à documentos antigos e empoeirados...em busca da verdade.

Minha sugestão: leiam as duas obras se puderem!

Aparicio Bueno, Fernando. En busca del mistério de Paititi. Editorial Andina, Cusco, Peru, 1985, 220pg.

Angles Vargas, Victor. El Paititi no existe. Imprenta Amautas. Edição do autor, Cusco, Peru, 1992, 184pg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.