Programa do OMT será realizado pelos sítios arqueológicos de Minas Gerais

A Linha Lund, roteiro turístico composto pelos sítios arqueológicos próximos a Belo Horizonte (MG), será palco do Programa de Voluntários da Organização Mundial do Turismo (OMT). O programa consiste na reunião de voluntários de várias regiões do mundo, capacitados por especialistas da OMT, para desenvolverem projeto de cooperação técnica no país que se propõe a receber os voluntários.

A iniciativa, pioneira no Brasil, é resultado do trabalho de articulação iniciado, no final de 2008, entre Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e OMT. Entre os países da América que já contemplados estão Argentina, Equador, México e Colômbia.

Na última semana, técnicos da Organização estiveram em Belo Horizonte para realizar visita de prospecção – primeira etapa do programa, que visa o levantamento de dados e informações da atividade turística desenvolvida na região.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, existe um grande esforço e mobilização de órgãos do governo de Minas para transformar a região das grutas mineiras em um grande atrativo turístico internacional.

"A OMT trará para Minas uma gama de profissionais e técnicos em turismo internacional, o que, já de imediato, proporciona visibilidade para nossos atrativos. Apesar do grande potencial e da riqueza que englobam o Circuito das Grutas, somente agora, esses atrativos naturais ganham um projeto de grande vulto, unindo preservação ambiental e turismo de qualidade", ressalta Drumond. A secretaria aguarda a finalização do relatório da visita da OMT para dar continuidade às atividades do programa.

O Programa de Voluntariado da OMT é uma iniciativa do Departamento de Educação e Treinamento da OMT, inspirado no programa de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU). Iniciado em 2006, o programa tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados Membros da OMT.

Fonte: Brasil, www.mercadoeeventos.com.br/ (23/04/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARAL: LO QUE REVELA EL HALLAZGO ARQUEOLÓGICO PERUANO DEL 2016

Estudio revela cuál fue causante de muerte de aztecas en México

Descubren en Guatemala rastros de un primer colapso en la civilización Maya