quinta-feira, 29 de abril de 2010

Programa do OMT será realizado pelos sítios arqueológicos de Minas Gerais

A Linha Lund, roteiro turístico composto pelos sítios arqueológicos próximos a Belo Horizonte (MG), será palco do Programa de Voluntários da Organização Mundial do Turismo (OMT). O programa consiste na reunião de voluntários de várias regiões do mundo, capacitados por especialistas da OMT, para desenvolverem projeto de cooperação técnica no país que se propõe a receber os voluntários.

A iniciativa, pioneira no Brasil, é resultado do trabalho de articulação iniciado, no final de 2008, entre Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e OMT. Entre os países da América que já contemplados estão Argentina, Equador, México e Colômbia.

Na última semana, técnicos da Organização estiveram em Belo Horizonte para realizar visita de prospecção – primeira etapa do programa, que visa o levantamento de dados e informações da atividade turística desenvolvida na região.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, existe um grande esforço e mobilização de órgãos do governo de Minas para transformar a região das grutas mineiras em um grande atrativo turístico internacional.

"A OMT trará para Minas uma gama de profissionais e técnicos em turismo internacional, o que, já de imediato, proporciona visibilidade para nossos atrativos. Apesar do grande potencial e da riqueza que englobam o Circuito das Grutas, somente agora, esses atrativos naturais ganham um projeto de grande vulto, unindo preservação ambiental e turismo de qualidade", ressalta Drumond. A secretaria aguarda a finalização do relatório da visita da OMT para dar continuidade às atividades do programa.

O Programa de Voluntariado da OMT é uma iniciativa do Departamento de Educação e Treinamento da OMT, inspirado no programa de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU). Iniciado em 2006, o programa tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados Membros da OMT.

Fonte: Brasil, www.mercadoeeventos.com.br/ (23/04/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário