Comitiva visita segundo sítio arqueológico mais antigo do país em Jangada (Cuiaba, MT)

O deputado Luiz Marinho(PTB), acompanhado pelo superintendente de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte, secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; secretária municipal de Turismo, Tânia Barteli e autoridades locais visitam nesta sexta-feira(20), o sítio arqueológico de Santa Elina, localizado no município de Jangada.

Pesquisadores franceses e brasileiros consideram Santa Elina o segundo sítio arqueológico mais antigo do país, onde foram encontrados vestígios de civilização de 27 mil anos atrás.

As pesquisas franco– brasileiras se desenvolveram a partir de 1983. Em 17 anos de trabalho foram catalogados mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra. Também foram identificados 800 fragmentos de ossos, entre vértebras, ombros e dentes de uma preguiça de cerca de cinco metros, que viveu na região há mais de 10 mil anos.

De acordo com o pesquisador Denis Vialou, Santa Elina é o sítio arqueológico que evidencia atualmente a mais antiga ocupação humana (Pleistoceno), localizado no centro do continente sul-americano. È o único sítio no Brasil que comprova a convivência do homem há mais de 25 mil anos e a existência de animais -há dez mil anos a preguiça gigante (megatério) convivia.

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=369776 (22/05/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle