Lendas incas, maias e astecas ensinam moral para crianças

O livro "O Nascimento dos Andes" apresenta três lendas das civilizações antigas, pré-colombinas (e isso quer dizer antes da chegada do navegador Cristóvão Colombo), os incas, os maias e os astecas.

As histórias são tradições orais contadas de geração em geração, há muitos anos, e apesar de alguma dificuldade, elas vivem ainda hoje e encantam os pequenos ao desvendar os costumes, lendas e mistérios desses povos tão antigos, mas tão importantes na construção do que conhecemos atualmente como América.

A lenda inca "O Nascimento dos Andes" conta a história de uma viúva muito pobre que vivia com seus dois filhos. De tanto trabalhar para conseguir comida, acaba morrendo, e as crianças ficam abandonadas. Toda a narrativa aborda a questão da esperança, solidariedade e honestidade, indicando que a natureza estará a seu favor.

"O Rei dos Gigantes" é a lenda maia que resgata os sentimentos arrogantes do gigante Vukub-Calix, rei da única raça que sobreviveu ao dilúvio que caiu sobre a terra. Os deuses, irritados com tanto orgulho, resolvem tramar um plano para tirar seu poder.

No último conto retratado no livro, a lenda asteca "A Caixa de Huemac" é sobre a cobiça de um rapaz que encontra um manuscrito que confere a quem encontrá-lo muito poder.

"O Nascimento dos Andes"
Autor: Eraldo Miranda, Oriol San Julipan (ilustração)
Editora: Mundo Mirim
Páginas: 40
Quanto: R$ 26,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/903056-lendas-incas-maias-e-astecas-ensinam-moral-para-criancas.shtml (16/04/2011)

Comentários

  1. Tem que comprar o livro para saber da lenda...né?

    ResponderExcluir
  2. eu gostei de mais espero que tenha mais desses

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista exclusiva com ADRIÁN ILAVE, historiador e artista peruano!

Confirman hallazgo de una “gran edificación” en las ruinas de Tiahuanaco en Bolivia

Pampa Iluga: El hallazgo que abrió la prehistoria del norte grande