Lendas incas, maias e astecas ensinam moral para crianças

O livro "O Nascimento dos Andes" apresenta três lendas das civilizações antigas, pré-colombinas (e isso quer dizer antes da chegada do navegador Cristóvão Colombo), os incas, os maias e os astecas.

As histórias são tradições orais contadas de geração em geração, há muitos anos, e apesar de alguma dificuldade, elas vivem ainda hoje e encantam os pequenos ao desvendar os costumes, lendas e mistérios desses povos tão antigos, mas tão importantes na construção do que conhecemos atualmente como América.

A lenda inca "O Nascimento dos Andes" conta a história de uma viúva muito pobre que vivia com seus dois filhos. De tanto trabalhar para conseguir comida, acaba morrendo, e as crianças ficam abandonadas. Toda a narrativa aborda a questão da esperança, solidariedade e honestidade, indicando que a natureza estará a seu favor.

"O Rei dos Gigantes" é a lenda maia que resgata os sentimentos arrogantes do gigante Vukub-Calix, rei da única raça que sobreviveu ao dilúvio que caiu sobre a terra. Os deuses, irritados com tanto orgulho, resolvem tramar um plano para tirar seu poder.

No último conto retratado no livro, a lenda asteca "A Caixa de Huemac" é sobre a cobiça de um rapaz que encontra um manuscrito que confere a quem encontrá-lo muito poder.

"O Nascimento dos Andes"
Autor: Eraldo Miranda, Oriol San Julipan (ilustração)
Editora: Mundo Mirim
Páginas: 40
Quanto: R$ 26,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/903056-lendas-incas-maias-e-astecas-ensinam-moral-para-criancas.shtml (16/04/2011)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle