Catacumbas do Brasil

Aviso: Este artigo foi enviado por um colaborador do Blog. É um artigo polêmico e, até o momento, pouco esclarecido pelas autoridades paulistas. Pode tratar-se apenas de um golpe publicitário das balas Raibow Mentos, mesmo assim, é bastante interessante de se conhecer. Aconselho os leitores a consultarem os links ao final do texto e tirarem suas próprias conclusões!

Múmia encontrada em uma urna funerária durante as obras no metrô de São Paulo. Divulgação Canal Verde

Era uma prática comum entre as culturas pré-cabralinas guardar os restos mortais de seus antepassados nas "chamadas urnas funerárias" que em geral são um tipo de vaso muitas vezes decorado. Dentro dessas urnas geralmente são encontrados vestígios como pedaços de ossos e pertences que ajudam os historiadores a compreender determinada cultura então estudada. Mas a descoberta recente de uma urna durante as obras no metrô de São Paulo pode mudar o rumo das pesquisas sobre a pré-história brasileira.

Foi no mês de fevereiro desse ano, quando os operários escavavam uma galeria que encontraram uma urna de tamanho considerável. As obras então foram interrompidas, e iniciou-se o trabalho dos arqueólogos para investigar o achado. Após muito trabalho de escavação para conseguir retirar do local a urna intacta veio a surpresa ao abri-la, encontraram um corpo mumificado em perfeitas condições, tratava-se de uma das maiores descobertas da arqueologia brasileira. A múmia foi então levada para o Departamento de Arqueologia, a partir daí pouco se teve notícia da mesma, sabe-se por enquanto que é um tipo de múmia nunca vista antes, e que curiosamente apresenta sete cores diferentes espalhadas pelo corpo. O raio X também indicou a presença de artefatos estranhos dentro do corpo embalsamado.

Múmia encontrada na Gruta do Gentio II, em Unaí, MG, entre outros achados arqueológicos, encontrou-se o corpo relativamente bem conservado de uma criança. Por meio de um retrosigmoidoscópio, Adauto de Araújo retira material para exame.(Foto do livro "Hunay de ontem e Unaí de hoje" de Maria Torres Gonçalves)

A ocorrência de corpos mumificados no Brasil é muito rara, no entanto algumas descobertas recentes tem chamado a atenção dos estudiosos da pré-história brasileira. Em Minas Gerais, no município de Unaí, foi encontrado um corpo mumificado de uma criança com idade aproximada entre 9 e 10 anos. A descoberta foi feita em 1987 na " Gruta do Gentil" , importante sítio arqueológico localizado a cerca de 25km da cidade. A mais antiga múmia brasileira com idade aproximada de 3500 anos segundo os pesquisadores se manteve preservado graças ao clima seco da caverna e ao tecido de algodão primitivo que envolve o corpo.

Os relatos de múmias encontradas no estado de Minas Gerais não vem de hoje. Marcus Cláudio Acquaviva em "Lendas e Tradições das Américas" cita Estrellita Júnior que havia mencionado a descoberta feita por um camponês de nome José Gomes da Fonseca, conforme notícia publicada no jornal "Diário da Manhã" do Espírito Santo em 15-12-1916. Segundo o relato então propalado o camponês teria descoberto uma gruta escondida pela vegetação na região de Uberabinha. O abrigo teria sido escavado por mãos humanas, afirmou o camponês que teria percorrido várias câmaras lavradas na rocha viva e que teria encontrado no interior de uma dessas câmaras alguns cadáveres mumificados de grande estatura, muito diferentes dos indios conhecidos. Depois disso não se ouviu falar mais desse misterioso sítio arqueológico.

Wlademir Vieira



Fonte: http://manoaexpedicoes.blogspot.com/2010/11/catacumbas-do-brasil.html (10/11/2010)

Para saber mais sobre a polêmica múmia do metrô de São Paulo:
Fonte: http://www.jornaldeboston.com/descoberta-de-mumia-atrasa-as-obras-do-metro/ (08/06/2010)

Para saber mais sobre a polêmica da propaganda da Rainbows Mentos:
http://www.mumiasamammentosrainbow.com.br/

Comentários

  1. q egal adoreii
    gosto muito de arqueologia..
    um beijo pra vcs e parabens
    ate logo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle