Descobertos seis cães mumificados e restos funerários do século 15 no Peru

LIMA, 10 Nov 2010 (AFP) - Seis cães mumificados da época inca e os restos funerários de quatro crianças, provavelmente do século 15, e em bom estado de conservação, foram descobertos por um grupo de arqueólogos no santuário de Pachacámac, no Peru, informou nesta quarta-feira (10) o especialista Jesús Holguín.

"Os cães mumificados têm a pelagem e a dentes completos", disse Holguín à AFP, explicando que uma das crianças teria sido presumivelmente sacrificada na época inca.

"O que chama a atenção é que todos os cães apresentam a mesma característica", informou o arqueólogo, que, no entanto, não pôde precisar a raça, ainda em estudo.

Os animais foram encontrados envoltos em tecidos, como espécie de oferenda, há duas semanas na zona de acesso à sétima pirâmide do santuário de Pachacámac (a 25 km ao sul de Lima).

Arqueólogos peruanos descobriram, desde 1993, 82 túmulos de cães, junto a restos humanos da cultura pré-hispânica Chiribaya (entre os anos 900 e 1.350).

O único cão peruano reconhecido em nível mundial é o sem pelo, declarado pelo governo peruano patrimônio cultural.

Pachacámac é um complexo arqueológico com numerosas edificações, que corresponde à cultura Lima.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2010/11/10/descobertos-seis-caes-mumificados-e-restos-funerarios-do-seculo-15-no-peru.jhtm (10/11/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARAL: LO QUE REVELA EL HALLAZGO ARQUEOLÓGICO PERUANO DEL 2016

Estudio revela cuál fue causante de muerte de aztecas en México

Descubren en Guatemala rastros de un primer colapso en la civilización Maya