Arqueólogos descobrem túmulos de civilização mais antiga que a dos incas

Foto: Percy Hurtado/Andina/Handout/Reuters
Couraça de prata foi encontrada entre restos de nobre wari


Descoberta poderá forçar historiadores a reconsiderar a origem do império pré-colombiano

Do R7

Arqueólogos descobriram, no Peru, nove túmulos da civilização pré-hispânica wari, revelou o governo do país nesta quinta-feira (24). A descoberta, na região ao sul de Cusco, sugere que essa civilização, que floresceu nos Andes peruanos entre 700 e 1200 d.C., pode ter controlado áreas onde depois surgiria o império inca.

O ministro da Cultura do Peru, Juan Ossio, disse que “os incas podem ter se inspirado na cultura wari, o que lhes teria permitido desenvolver todo o seu sistema político”. O povo inca ergueu o maior império do Novo Mundo entre 1.400 e 1.523 d.C. A informação foi revelada nesta sexta-feira (25) pelo jornal britânico Daily Mail.

Conquistadores espanhóis conquistaram o território wari, obrigando seu povo a se refugiar no distrito de Vilcabamba, em Cusco, onde os túmulos foram encontrados. Os túmulos mostram que os wari também viveram nas selvas de Vilcabamba e possivelmente inspiraram a estrutura política do sofisticado império inca, acrescentou Ossio.

|Em um dos túmulos, os arqueólogos encontraram restos de um nobre wari com uma couraça de prata. Os pesquisadores o batizaram de “o senhor de Vilca”, em referência ao "senhor de Sipan", uma múmia intacta que foi encontrada no norte do Peru em 1987.

Para Juan García, diretor regional de cultura de Cusco, “essa é a descoberta mais importante nos últimos anos, talvez desde Machu Picchu”, referindo-se à cidadela inca que atrai 500 mil turistas por ano.

O Peru vai comemorar o centenário da descoberta de Machu Picchu em julho deste ano. No ano passado, a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concordou em devolver milhares de artefatos retirados do local no começo dos ano 1900, acabando com uma antiga polêmica.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/arqueologos-descobrem-tumulos-de-civilizacao-mais-antiga-que-a-dos-incas-20110225.html (25/02/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle